2 Comentários

À volta da mesa: scones com morangos assados

Hoje partilhamos a nossa mesa de domingo com a Inês, do apetitoso blog Ananás & Hortelã, a nossa 4ª blogger convidada!

Ela traz-nos scones com morangos assados para o lanche, que maravilha, e conta-nos um pouco sobre si e sobre a ideia para esta receita:

 

“Sou veterinária de profissão, mas adoro a dança dos tachos e panelas. Nada me dá mais prazer que preparar um lanche ou uma refeição para os meus familiares e amigos.

Para mim cozinhar é partilhar, partilhar afectos e memórias. Adoro experimentar novas receitas, novos ingredientes, sentir novos cheiros, viajar num prato de comida.

Gosto de comer fruta acabada de colher, fazer um piquenique e apanhar flores no jardim. Ver um bom filme, sentir o cheiro de um livro novo nas mãos, e comer uma fatia de bolo ainda morno. Ouvir música enquanto preparo um brunch ou um lanche para todos.

Foi com a minha avó e mãe que aprendi a gostar de cozinhar, de fazer bolinhos e petiscos. E é com elas que muitas vezes partilho um lanche demorado, à volta da mesa. Uns scones morninhos, com a fruta que chega com a Primavera, os morangos. Sentem-se connosco.”

 

 

 

os ingredientes (receita adaptada do livro “Bountiful”):

 

para os morangos assados:

200 gr morangos lavados e cortados em quartos

1 colher (sopa) de açúcar mascavado

 

para a massa dos scones:

275 gr de farinha

70 gr de açúcar

1 colher (chá) de fermento

Raspa de ½ limão

½ colher (chá) de sal

50 gr de manteiga em cubinhos

1 ovo

1 gema

½ chávena de leite

 

 

a receita:

 

Começar por assar os morangos.  Num tabuleiro forrado com papel vegetal antiaderente, colocar os morangos já cortados e envolvidos no açúcar mascavado. Espalhar no tabuleiro e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC por 30 minutos. Deixar arrefecer.

Preparar os scones. Numa taça colocar a farinha, açúcar, fermento, sal e raspa de limão e misturar muito bem. Adicionar os cubos de manteiga à temperatura ambiente e com as pontas dos dedos misturar bem com a mistura da farinha até ficar a manteiga incorporada. Juntar o ovo, gema e leite e misturar na massa, mas sem mexer demasiado, só até ficar homogénea.

Passar a massa para uma superfície enfarinhada e moldar uma bola, que se achata num círculo com a altura de 3cm. Cortar o círculo, com uma faca, em 8 triângulos.

Em cada um dos triângulos (scones), pressionar com o dedo, fazendo umas cavidades onde se colocam os pedaços de morangos assados.

Colocar os scones num tabuleiro com papel vegetal antiaderente e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC por 20 minutos ou até estarem cozidos.

Servir mornos com compotas e manteiga.

 

 

Esta semana já os vou experimentar!

Podem seguir as belas receitas da Inês no Ananás & Hortelã, e deixar-lhe umas palavrinhas na sua página do Facebook.

 

Comentários

  1. Linda, esta receita da Inês! Outra coisa não era de esperar 🙂

    • garantidamente, vamos experimentar cá por casa!

Submeter um Comentário