0 Comentários

Memórias perenes

Há dias fiquei a conhecer o doce projecto da Ana Guerin, que dá pelo nome de Masc – Romantic Vintage e tem como finalidade preservar memórias dos vossos filhos através de um banho de metal, cobre ou bronze, nos primeiros sapatinhos ou chupetas, sinais de uso, rugas e imperfeições incluídas!

 

Conta-nos a Ana:

“os banhos de cobre que damos em materiais não metálicos (como é o caso dos sapatinhos) nada mais são que um processo chamado de galvanoplastia, ou seja, a arte de aplicar uma camada metálica sobre uma superfície.
Este processo foi inventado em 1805 por um químico italiano, Luigi Brugnatelli. Esta técnica, que rapidamente se dissipou pela Europa foi patenteada em 1840 pelos primos Henrique e George Richard Elkington.
No início do século XX a galvanoplastia encontrava-se por toda a Europa e Estados Unidos, tornando-se assim uma tradição dar banhos de metal aos primeiros sapatinhos dos bebés. Estes objectos decorativos eram muito apreciados pela alta sociedade.

Por volta da década de 70, por questões ambientais o processo entra em declínio.

Muitos dos materiais utilizados tornaram-se proibidos nos países mais desenvolvidos, mas após anos de estudo, e com o aparecimento de novos materiais, os banhos de metal voltaram, ainda que, de forma um pouco tímida.”

 

 

 

As memórias e a vivência dos objectos são preservadas e mais do que uma peça única, as peças masc® são obras com um valor sentimental exclusivo!

 

Para mais detalhes, visitem o site e falem com a Ana Guerin. Podem acompanhar a Masc no Facebook e no Instagram.

 

Submeter um Comentário