1 Comentário

S Baby recebe: Chefe Índio!

Hoje temos um convidado muito especial, com um regresso à escola, do tempo em que os miúdos éramos nós!

À conversa para o lanche, fiquem com o Chefe Índio, do delicioso blog Índios e Cowboys!

 

“A Tribo sente-se verdadeiramente honrada por figurar no S Baby.

Pensámos, pensámos e como bons índios que somos não perdemos uma festa. Pode ser ou não à volta da fogueira, mas o que gostamos é de ajudar a  criar momentos de pura alegria, criatividade e com aquele toque vintage dos livros e filmes da nossa infância.

Esta a nossa sugestão, esperemos que gostem!

 

Ah… a rentrée… o regresso à escola… a compra de livros e cadernos, a ansiedade que surge perante a expectativa  de conhecer a turma nova e os professores, a nostalgia do fim de Verão…

E qual a sugestão do Chefe Índio para animar e acalmar os ânimos dos nossos pequenos índios e cowboys ?

Pensem em todo o universo vintage que rodeia a escola.

Lembram-se dos vossos livros da Primária? Das carteiras de madeira? Dos globos terrestres e quadros de giz? Dos velhos mapas na parede? Do cheiro dos lápis de cor?

Revirem os caixotes lá de casa e da garagem da avó, procurem as vossas antigas cadernetas escolares, os livros e mostrem como era tudo no  tempo em que não havia computadores e toda a parafernália informática que os rodeia.

Falem-lhes do tempo em que aprendiam as letras com carimbos, os livros escolares passavam de irmão para irmão, para o primo ou vizinho e as crianças iam a pé e (sacrilégio dos sacrilégios!), sózinhas para a escola.

Contem-lhes que as meninas saltavam à corda, jogavam ao elástico, à macaca e os rapazes passavam o tempo a jogar ao berlinde, futebol e todos brincavam às escondidas e polícias e ladrões.

Tudo há muito, muito tempo atrás quando não havia telemóveis, Play Station, Canal Panda e tínhamos tempo para ser simplesmente crianças.

E tentem encontrar as fotografias da turma da escola. Sim, aquelas em que estamos sem dentes, com uma camisola acastanhada tricotada pela avó e com o fundo da sala cheio de cartolinas coloridas com desenhos e recortes de revistas.

Já pensaram em organizar  uma festa vintage de regresso à escola lá em casa ou no jardim mais próximo?

Preparem uma lancheira para cada criança com uma garrafa de leite, pão com queijo ou fiambre, compota e bolachas caseiras e vamos para a festa!

E não se esqueçam de juntar um portuguesíssimo  caderno Serrote , lápis Viarco e uma Tabuada Ratinho, peças irresistíveis  com o seu ar vintage.

Contem-lhes o significado da entrega das maçãs à professora – a cena clássica que lemos nos livros infantis ou vimos nos desenhos animados.

Ainda hoje na Suécia, Dinamarca e EUA existe a tradição da entrega da maçã ao professor no primeiro dia de escola.

E porquê?

A Maçã simboliza o conhecimento e a vida. No Antigo Testamento, Eva deu uma maçã da Árvore do Conhecimento a  Adão.

O professor tem a missão de orientar o aluno, abrir-lhe as portas do conhecimento, logo nada mais simpático do que lhe oferecer o símbolo de tudo aquilo que nos ensina. E todos sabemos como um bom professor nos marca.

Há quem defenda também que a tradição começou nos meios rurais. Os pais não tinham recursos para pagar a educação dos filhos e ofereciam frutas e flores locais como forma de agradecimento e pagamento .

A entrega da maçã simbolizava igualmente o desejo de Saúde ao professor… daí o ditado inglês “An apple a day, keeps the doctor away”.

Procurem um espaço amplo, pode ser a vossa varanda, o terraço, quem sabe o recreio da própria escola ou jardim público mais próximo. Decorem o espaço com globos, mapas antigos, quadros de giz, livros escolares vossos ou dos avós.

Aproveitem o bom tempo e façam um piquenique com jogos tradicionais.

Dêem uma espreitadela nas Sugestões para Organizar um Piquenique Perfeito nos “Índios e Cowboys”.

E inspirem-se em festas como esta que aparece em Kara’s Party Ideas

e esta no HWTM.

Divirtam-se, corram, contem histórias, revejam as vossas fotografias de escola e partilhem connosco as imagens da vossa festa!

Um bom regresso à escola para todos os pequenos e grandes Índios e Cowboys!”

 

Regresso à infância, verdade? Acompanhem as aventuras dos Índios e Cowboys no seu blog.

 

Comentários

  1. Muito obrigado uma vez mais por tamanha recepção no fantástico Simplesmente Baby!

    Chefe Índio

Submeter um Comentário

Current ye@r *